sexta-feira, 30 de junho de 2017

AS BACANTES - EURÍPEDES

RESUMO DA OBRA

As bacantes é uma tragédia grega escrita por Eurípedes, estreada provavelmente na Macedônia   em 405 a.C. Conta a história de Dionísio, o deus do vinho que retorna a Tebas para vingar sua mãe Sêmele.
Zeus se apaixona por Sêmele e ao engravidar de Zeus sua família acredita que a mesma esta gestando um bastardo e não um filho do Deus do Olimpo. Quando Hera descobre, para vingar-se induz Sêmele a pedir para ver a forma original de Zeus, que é um raio e Zeus não podendo descumpriu o que prometera o fez, causando assim a morte da mãe de Dionísio, Zeus então costura o feto em sua coxa até o seu desenvolvimento.
Após peregrinar por pela Ásia Menor, Pérsia e Arábia Dionísio chega a Tebas e queria esse a vingança por sua mãe e ser reconhecido como divindade.
Penteu não aceitando isso, manda prender todos aqueles que participarem do culto a Dionísio. Com isso, o próprio Dionísio acaba sendo preso, mas não fica por muito tempo. Ainda sem acreditar nele como Deus, Penteu manda-o encarcerar mas o filho de Zeus provoca um terremoto em Tebas e consegue sua liberdade com a ajuda das bacantes.
As bacantes são mulheres seguidoras de Dionísio, eram mulheres livres e desregradas, o que trazia descontentamento em todas as tribos em que passavam.
Chega aos ouvidos de Penteu que as bacantes estavam sobre o monte Citérion realizando seus ritus, amamentando animais, fazendo brotar leite e agua da terra e que nem armas dos homens conseguiam atingi-las, destroçavam animais com as próprias mãos.
Dionísio aproveitando da curiosidade de Penteu sobre as bacantes o induz a vestir-se de mulher e subir ao monte para vê-las. Este sobe até a arvore mais alta. Dionísio chega à elas gritando sobre o intruso. Enlouquecidas essas começam a tentar derruba-lo da arvore, sua mãe Agave e suas tias que também estão alucinadas, conseguem pega-lo e o destroçam com as próprias mãos.
Agave ainda alucinada segue ao reino com a cabeça do filho em mãos acreditando ser a cabeça de um leão, mostra a Cadmo com orgulho sua conquista e quando sai de transe percebe então o que carrega. Vingado Dionísio então decreta o exilio da sua família, agave e as irmão são exiladas, fadadas a vagar a deus dará, Cadmo e sua esposa também exilados viram serpentes.

CITAÇÃO ESCOLHIDA PELO GRUPO

 
“Cadmo: E agora de quem é a cabeça que nos teus braços sustém?

Agave: De um leão; assim diziam as minhas companheiras de caça.

Cadmo: Olha agora bem; pequeno esforço te custará.

Agave: Que comtemplo? O que trago nas minhas mãos?

Cadmo: Observa-a e reconhece-a melhor.

Agave: Eu vejo, ò desventurada, uma dor desmedida!

Cadmo: Ainda te parece que se assemelha a um leão?

Agave: não. A cabeça de Penteu eu seguro, ò desventurada!”

Curiosidades:

"Kraemer (1979, p. 57) afirma que a adoração de Dioniso na Grécia, por volta do século VII a.C, foi inicialmente associada com os festivais rurais que ocorriam no início da primavera. As representações do deus nos mitos e na arte o retratavam de três formas: como uma criança, como um jovem andrógino com belos cachos e pele alva e, também, como um homem maduro com barba. Dioniso era frequentemente relacionado com representações fálicas, incluindo uma procissão chamada phallophória, na qual os adoradores desfilavam pelas ruas carregando imagens em forma de falos. Os festivais dionisíacos compartilhavam de uma licença temporária para a embriaguez e para a expressão sexual – características dos festivais rurais. Dioniso também era considerado uma das divindades responsáveis pela fertilidade dos homens, dos campos e rebanhos de animais. Essas Dionísias rurais não eram restritas a um só sexo, mas envolviam a participação de toda a comunidade na invocação da proteção do deus, ocasião na qual pediam bênçãos e agradeciam a abundância nas colheitas."

OPINIÃO DO GRUPO



Imaginávamos que haveria mais situações caóticas de sedução e animalidade e nos pareceu que há uma lacuna entre o desenrolar da tragédia e seu desfecho, como se tudo tivesse acontecido rápido demais. Também não compreendemos muito o que causava a atração total das mulheres às ninfas, talvez por desconhecimento nosso em relação aos deuses e deusas da mitologia grega. O que achamos mais interessante na obra foi a trapaça de Dioniso em relação a Perseu e também a “cegueira” de Ágave em relação ao assassinato do filho. A questão da cegueira remeteu à trilogia tebana, em que esse elemento é bem importante.






Um comentário:

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