RESUMO DA OBRA
As bacantes é uma
tragédia grega escrita por Eurípedes, estreada provavelmente na Macedônia em 405 a.C. Conta a história de Dionísio, o
deus do vinho que retorna a Tebas para vingar sua mãe Sêmele.
Zeus se apaixona
por Sêmele e ao engravidar de Zeus sua família acredita que a mesma esta
gestando um bastardo e não um filho do Deus do Olimpo. Quando Hera descobre,
para vingar-se induz Sêmele a pedir para ver a forma original de Zeus, que é um
raio e Zeus não podendo descumpriu o que prometera o fez, causando assim a
morte da mãe de Dionísio, Zeus então costura o feto em sua coxa até o seu
desenvolvimento.
Após peregrinar por
pela Ásia Menor, Pérsia e Arábia Dionísio chega a Tebas e queria esse a
vingança por sua mãe e ser reconhecido como divindade.
Penteu não
aceitando isso, manda prender todos aqueles que participarem do culto a
Dionísio. Com isso, o próprio Dionísio acaba sendo preso, mas não fica por
muito tempo. Ainda sem acreditar nele como Deus, Penteu manda-o encarcerar mas
o filho de Zeus provoca um terremoto em Tebas e consegue sua liberdade com a
ajuda das bacantes.
As bacantes são
mulheres seguidoras de Dionísio, eram mulheres livres e desregradas, o que
trazia descontentamento em todas as tribos em que passavam.
Chega aos ouvidos
de Penteu que as bacantes estavam sobre o monte Citérion realizando seus ritus,
amamentando animais, fazendo brotar leite e agua da terra e que nem armas dos
homens conseguiam atingi-las, destroçavam animais com as próprias mãos.
Dionísio
aproveitando da curiosidade de Penteu sobre as bacantes o induz a vestir-se de
mulher e subir ao monte para vê-las. Este sobe até a arvore mais alta. Dionísio
chega à elas gritando sobre o intruso. Enlouquecidas essas começam a tentar
derruba-lo da arvore, sua mãe Agave e suas tias que também estão alucinadas,
conseguem pega-lo e o destroçam com as próprias mãos.
Agave ainda
alucinada segue ao reino com a cabeça do filho em mãos acreditando ser a cabeça
de um leão, mostra a Cadmo com orgulho sua conquista e quando sai de transe
percebe então o que carrega. Vingado Dionísio então decreta o exilio da sua
família, agave e as irmão são exiladas, fadadas a vagar a deus dará, Cadmo e
sua esposa também exilados viram serpentes.
CITAÇÃO ESCOLHIDA PELO GRUPO
“Cadmo: E agora de
quem é a cabeça que nos teus braços sustém?
Agave: De um leão; assim diziam
as minhas companheiras de caça.
Cadmo: Olha agora bem; pequeno
esforço te custará.
Agave: Que comtemplo? O que trago
nas minhas mãos?
Cadmo: Observa-a e reconhece-a
melhor.
Agave: Eu vejo, ò desventurada,
uma dor desmedida!
Cadmo: Ainda te parece que se
assemelha a um leão?
Agave: não. A cabeça de Penteu eu
seguro, ò desventurada!”
Curiosidades:
"Kraemer (1979, p. 57) afirma que a adoração de Dioniso na Grécia, por volta do
século VII a.C, foi inicialmente associada com os festivais rurais que ocorriam no início
da primavera. As representações do deus nos mitos e na arte o retratavam de três
formas: como uma criança, como um jovem andrógino com belos cachos e pele alva e,
também, como um homem maduro com barba. Dioniso era frequentemente relacionado
com representações fálicas, incluindo uma procissão chamada phallophória, na qual os
adoradores desfilavam pelas ruas carregando imagens em forma de falos. Os festivais
dionisíacos compartilhavam de uma licença temporária para a embriaguez e para a
expressão sexual – características dos festivais rurais. Dioniso também era considerado
uma das divindades responsáveis pela fertilidade dos homens, dos campos e rebanhos
de animais. Essas Dionísias rurais não eram restritas a um só sexo, mas envolviam a
participação de toda a comunidade na invocação da proteção do deus, ocasião na qual
pediam bênçãos e agradeciam a abundância nas colheitas."
OPINIÃO DO GRUPO
Agave: não. A cabeça de Penteu eu
seguro, ò desventurada!”
Curiosidades:
OPINIÃO DO GRUPO
Imaginávamos que haveria mais
situações caóticas de sedução e animalidade e nos pareceu que há uma lacuna
entre o desenrolar da tragédia e seu desfecho, como se tudo tivesse acontecido
rápido demais. Também não compreendemos muito o que causava a atração total das
mulheres às ninfas, talvez por desconhecimento nosso em relação aos deuses e
deusas da mitologia grega. O que achamos mais interessante na obra foi a trapaça
de Dioniso em relação a Perseu e também a “cegueira” de Ágave em relação ao
assassinato do filho. A questão da cegueira remeteu à trilogia tebana, em que
esse elemento é bem importante.
The 15 Best Casinos in Las Vegas, NV - MapYRO
ResponderExcluirCasinos in Las 울산광역 출장마사지 Vegas, 서산 출장마사지 NV · Golden Nugget Casino & Resort · Bellagio 광주 출장샵 Casino · Tropicana Casino Las Vegas · The Buffet 속초 출장마사지 at Virgin 정읍 출장안마 Hotels Las Vegas.